Pesquisar este blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

Tales e a matemática dedutiva

Uma das civilizações que mais se destacou na matemática foi sem dúvida a civilização grega. A beleza helenística com que tratavam a ciência dos números sempre será digna de admiração e se hoje a matemática possui caráter científico, isso se deve em grande parte ao trabalho de jovens sábios que assim como vários outros, perceberam a grandeza da mais bela estrutura lógica criada pelo homem, a nossa bela matemática.

O primeiro grande matemático greco foi Tales de Mileto, aquele que é considerado um dos maiores sábios da antiguidade, úm visionário que nos mostrou os verdadeiros caminhos que a matemática deveria tomar como ciência dedutiva. Vindo de uma família nobre, Tales viajou o mundo em busca de conhecimento, se interesando particularmente pela matemática. Depois de anos de estudo ele percebeu que a matemática devia ter seu embassamento bem definido para seus teoremas não sejam contestados, ele percebeu que as verdades matemáticas deviam ser provadas usando a ferramenta mais irrefutável que se conhecia: A Lógica. Hoje quando estudamos e demonstramos teoremas e verdades matemáticas estamos usando lógica para mostrar que determinada propriedade é verdade. Para provar seus teoremas, Tales primeiramente admitiu que existem verdade que são evidentes por si mesmas, não sendo necessário prová-las. A partir dessas "noções comuns" ele mostrou várias propriedades da geometria como a que diz que em um triângulo isóceles  os âgulos da base são iguais e aquele que ficou conhecido como teorema de Tales("retas paralelas cortadas por transversais determinam segmentos proporcionais"). A partir de Tales, a matemática sofroeu grandes transformações, e suas ideias inspiraram outros a descrobrir mais e mais teoremas que hoje são ferramentas para os outros campos da ciência como o cálculo integral e diferencial elaborado por Leibniz e Newton que possibilitou o entendimento do mundo e o surgimento de várias tecnologias utilizadas hoje, toda área da matemática hoje possui uma estrutura lógica que a torna inabalável, tudo graças as ideias de um jovem greco da antiguidade.
                                                         Busto de Tales de Mileto

Existem vários episódios da história que são atribuídos a Tales, como o de que ele conseguiu prever um eclipse, ou um outro em que ele usou seu conhecimento matemático para prever quando a próxima grande safra de oliva viria e semanas antes dessa boa safra, comprou todas as prensas de sua cidades; quando a colheita chegou todos tiveram de alugar prensas com o esperto Tales que dizia que matemáticos quando querem, conseguem enriquecer tanto quanto os reis.

Não se sabe ao certo a data de sua morte, suspeita-se que tenha morrido já um velho, aos seus 90 anos de idade. Resta-nos apenas agradecer ao grande Tales pelo seu legado de conhecimento que tanto influenciou o pensamento humano.

teorema de tales

0 comentários:

Postar um comentário